sexta-feira, 29 de junho de 2007

QUIROPRAXIA


HISTÓRIA DA QUIROPRÁTICA


As técnicas manipulativas da coluna, provenientes de massagens como Sei-tai, usadas pelos chineses, japoneses, hindus e gregos, foram pesquisadas por David Palmer, americano radicado no estado de lowa (EUA), estudioso do magnetismo humano com relevado interesse de pesquisa da energia nervosa e sua condução através do Sistema Nervoso. Palmer acabou desenvolvendo e aprimorando uma técnica de manipulações vertebrais que atenderiam às descompressões vertebrais, com importantes reflexos nos órgãos acoplados. Criou então a Quiropatia (ou Quiropaxia).

Daniel David Palmer(1846-1913): Fundador da Quiropratica.
1845:Nasceu em Port Perry, Ontario, Canadá.
1886:Começou a tratar com passes magnéticos.
1895:Nomeou a sua terapia manipulativa de "Quiropratica".
1896:Estabeleceu a sua primeira Escola em Davenport, Iowa.
1878 – Harvey Lillard - trabalhando deu um mau jeito e ouviu um pequeno estalido na cervical - ficou surdo.
1895( 17anos depois) - Lillard se consultou com Daniel David Palmer (que praticava terapia magnética). Palmer achou uma pequena protuberância no local. Colocou a vértebra no lugar e o paciente recuperou a audição.

Foi um paciente que sugeriu o nome quiroprática

A palavra vem do grego Kheiros ( mãos) e Praktos (prática)

Quiroprática = mãos práticas

1807 – Palmer abre sua 1ª escola em Davenport – conhecida “A casa do ajuste indolor”.

Decaiu com o tempo.

1904 – Seu filho Bartllet Joshua Palmer reabre a escola com o nome “Palmer School of chiropratic .
Atualmente ensina-se em 4 anos a técnica de Quiroprática..

1906 – Preso 23 dias - violão das leis médicas

1910 – Solto escrevi a obra “CHIROPRACTOR ADJUSTER” em 2 volumes.

Criou a técnica “MERIC RECOIL” ( Um rápido movimento com ambas as mãos p/ ajustar um segmento da coluna vertebral.

Em 1913 morre David Palmer. ( 1846 - 1913 )

Bartlett Joshua Palmer (filho) , começa a usar o Raio X em diagnóstico.

1913 – O estado de Kansas aprovou a licença profissional de Quiroprática.

A base teórica da Quiropratica está fundamentada no estudo das articulações em geral, especialmente da coluna vertebral e de sua relação com os nervos que conduzem os impulsos vitais a todo o organismo.


Pequenos desvios de alinhamento das vértebras, ou qualquer outra articulação, que alterem ou dificultem os movimentos normais do corpo, podem determinar compressão ou irritação dos nervos, causando sinais e sintomas de doença. Esses desalinhamentos podem ser causados por movimentos cotidianos, feitos sem nenhum cuidado, como levantamento de peso ou má postura ao sentar-se para trabalhar ou mesmo assistir à televisão.


Em muitos casos, poderão ocorrer vários distúrbios no organismo, desde a sensação de mal estar generalizado, até uma doença em grau mais profundo.


Na prática, a Quiroprática consiste na detecção e correção manual destas anormalidades de alinhamento e movimento. Os nervos assim liberados, voltam a conduzir de modo normal os impulsos nervosos antes comprometidos, restaurando a saúde do organismo.


Podemos chamá-la de arte pois trata artesanalmente as articulações e exige do terapeuta um desenvolvimento tátil bastante apurado, também uma sensibilidade aguçada na avaliação do paciente para identificar os possíveis problemas e grande empatia buscando a confiança mútua entre terapeuta e paciente. O principal objetivo da Quiroprática é capacitar o corpo a utilizar seus próprios recursos biológicos para retornar às suas funções normais.

Benefícios da Quiroprática
Embora a Quiroprática seja procurada por pessoas que reclamam de dores nas costas, tais como as dorsalgias, lombalgias, ciáticas e outras, a Quiroprática também é útil para aliviar as conseqüências de distorções posturais como o aumento da cifose, hiper-lordose e escoliose, restituindo a mobilidade do sistema neuro-musculo-esqueletal e seus efeitos sobre a saúde.

Quem é, e o que realiza o Quiropata

O Quiropata é o profissional habilitado para aplicar as técnicas de quiroprática, conforme descrito no CBO (Código Brasileiro de Ocupações), publicado em outubro de 1994, pela Secretaria de Políticas de Emprego e Salário do MTB – Ministério do Trabalho, Esplanada dos Ministérios, bloco F, 2o. andar – Brasília-DF. (Código CBO – 94 00-79-45 (QUIROPATA).

O Quiropata, através do emprego das mãos, realiza:

· Exames de apalpação dinâmica ou estática, identificando desalinhamentos, restrições de movimentos e sinais de alterações estruturais, realizando tratamento terapêutico ou para aliviar ou devolver ao paciente melhores condições físicas e alívio dos sintomas reclamados.

· Identifica as subluxações (desalinhamentos e restrições de movimentos) nas articulações do corpo humano, localizando sinais de alterações térmicas, edemas, massas, espasmos muscular, atrofia, textura dos tecidos e estrutura óssea assimétricas e avaliando a possibilidade dos sintomas referidos poderem ser solucionados ou aliviados pelo métodos naturais que emprega.

· Realiza tratamento terapêutico através de manipulações e ajustes específicos, afim de integrar a estrutura a um pleno fluxo nervoso e permitir ao organismo expressar o máximo de saúde possível.











Nenhum comentário: