quarta-feira, 9 de setembro de 2015

CONHEÇA SUA DOR

PROBLEMA NOS PÉS

Alguns problemas do pé tem origem no próprio local, por exemplo, devido a uma lesão. Outros problemas são decorrentes de determinadas doenças que afetam todo o organismo. Qualquer osso, articulação, músculo, tendão ou ligamento do pé pode ser afetado.

Entorse do Tornozelo
O entorse do tornozelo é uma lesão dos ligamentos. Qualquer ligamento do tornozelo pode ser lesado. Geralmente, os entorses ocorrem quando o tornozelo roda para fora.

Os ligamentos frouxos do tornozelo, os músculos da perna fracos, as lesões dos nervos da perna, determinados tipos de calçados (ex., aqueles com saltos muito altos e finos) e certas formas de marcha tendem a provocar a rotação do pé para fora, aumentando o risco de um entorse.


Sintomas
A gravidade do entorse depende do grau de distensão ou de laceração ligamentar. Em um entorse leve, os ligamentos são distendidos, mas não chegam a sofrer laceração. O tornozelo comumente não dói ou incha muito, mas um entorse leve aumenta o risco de lesões repetitivas.
Em um entorse moderado, o ligamento sofre uma laceração parcial. O inchaço é evidente e é  comum a marcha geralmente dolorosa e difícil. Em um entorse grave, o ligamento sofre uma ruptura completa, causando inchaço e, em alguns casos, sangramento sob a pele. Como conseqüência, o tornozelo torna-se instável e incapaz de sustentar o peso.

Diagnóstico

O exame físico do tornozelo pode fornecer indícios sobre a extensão da lesão ligamentar. Outros exames raramente são necessários. 


Núcleo Terapêutico

Alzira D. Silva