sexta-feira, 29 de junho de 2007

PERGUNTAS MAIS SOLICITADAS


1. O que acontece com o organismo quando fazemos drenagem linfática?
Linfoedema Primário e SecundárioLinfoedema do braço pós-mastectomiaEdemas pós-operatórios e pós-traumáticosProblemas circulatóriosPós-cirurgia plásticaPós-Lipoaspiração
Sinusite, Rinite e OtiteVarizes e pernas cansadasEdemas da GravidezEnxaquecasArtroses, Artrites, GotaTendinitesCelulite
Gordura localizada e outros
A drenagem linfática é um processo que pode ser manual ou mecânico, que elimina água e toxinas dos tecidos. A drenagem linfática é utilizada em diversas afecções médicas como:

EFEITOS NA CIRCULAÇÃO SANGUINEA: A pressão exercida age sobre a circulação sangüínea venosa, deslocando-a em direção centrípeta.
EFEITOS SOBRE O METABOLISMO: Em função da modificação circulatória, alguns processos metabólicos locais como a nutrição celular, são beneficiados.
EFEITOS SOBRE O TECIDO MUSCULAR: Por ser realizada com movimentos leves e calmos provocam relaxamento da musculatura, favorecendo a eliminação do ácido láctico nos músculos que foram submetidos a exercícios prolongados. Mesmo o tecido muscular que não está sob fadiga o efeito é benéfico, pos melhora a nutrição das células musculares.
EFEITOS SOBRE A PELE: Como os movimentos são suaves e lentos o aquecimento da pele é reduzido. Esse efeito é positivo, pois, do caso contrário, a técnica não seria indicada em casos de pele avermelhada. Diminui os inchaços, a desintoxicação dos tecidos e a melhoria da oxigenação e da nutrição celular.
EFEITOS SOBRE O SISTEMA NERVOSO: Os contatos no nível da pele transmitem aos receptores estímulos que serão interpretados pelo sistema nervoso autônomo, diminuindo a sensação de dor no local e promovendo bem-estar.

2. Por que algumas mulheres com excesso de peso e, às vezes com abdômen volumoso, não tenham celulite?
Existem dois tipos básicos de corpo na mulher. O tipo Andróide, onde ocorre uma tendência à deposição de gordura na parte superior do corpo, no tronco. Essas mulheres têm ombros maiores, tendência á terem mamas maiores e a depositar gordura no abdome. O quadril e coxa da mulher desse tipo quando acumula gordura no corpo tem pouca gordura regional, o excesso de gordura tende a ir para a região do abdome.
O tipo Ginóide tem ombros menores, tendência a terem seios menores, cintura mais fina e os quadris mais largos, com tendência `a deposição de gordura no quadril e na coxa. Essa mulher concentrará a gordura na região do quadril, e embora possa ter uma cintura até muito fina, e tronco e rosto finos, com aspecto magro, vai apresentar sérias alterações do tecido gorduroso com a presença de celulite no quadril e coxas.


3. É necessário fazer alongamentos antes e depois dos esportes?
O alongamento deve ser mais suave antes do treino evitando de forçar muito e forçar bem no alongamento após o treino. Porque após o treinamento você está com a musculatura mais aquecida e facilitando assim um bom alongamento, enquanto que antes do treino se forçar poderá ocasionar uma lesão mais séria como estiramento. Um músculo exposto a um estímulo violento, em um curto espaço de tempo, tem uma grande chance de sofrer uma lesão.


4. Tenho dificuldade para efetuar uma respiração profunda, qual o problema?

Um desvio em sua coluna torácica pode interferir com o movimento das costelas durante uma inspiração profunda. Pode ser sinal de uma escoliose.

5. Você só sente alivio se estalar freqüentemente seu pescoço?

Áreas na coluna que não se movimentam adequadamente podem provocar cansaço muscular, podendo provocar problema mais sério, como uma cervicalgia.
A coluna cervical é o elo flexível entre a plataforma sensorial do crânio (visão, audição, olfato) e o tronco. Entre suas principais funções suporte e movimentação da cabeça bem como proteção das estruturas do sistema nervoso e vasculares. A coluna combina força (tubo ósseo vertebral) e movimentação, que é realizada por meio de um complexo sistema articular (discos, ligamentos intervertebrais e articulações interapofisarias posteriores). Para seu funcionamento adequado existe equilíbrio entre a força muscular e sua flexibilidade, sendo que qualquer disfunção desse equilíbrio desencadeia dor no pescoço.
CERVICALGIA
Cervicalgia é uma síndrome de causas diversas que se manifesta por dor e rigidez transitória na região da coluna cervical, na maioria das vezes auto limitada. Os sintomas geralmente são causados por um espasmo muscular e/ou tração de suas raízes nervosas sendo que déficit neurológico é constatado em menos de 1% dos casos.
A presença de dor cervical crônica pode ocorrer após uma lesão do "chicote" ou quando associada a manifestações psicossomáticas (depressão), A dor atribuída aos problemas de origem postural é discutível e somente reconhecida quando o individuo submete o pescoço a flexão extrema e prolongada.
Geralmente a dor é insidiosa, em poucas vezes súbita e freqüentemente relacionada aos movimentos bruscos do pescoço, melhorando em repouso e piorando durante a movimentação. Em geral, são indivíduos com problemas familiares, que podem apresentar depressão, ansiedade, hostilidade e disfunção sexual. Na sua vida diária, mostram dificuldades no trabalho e medo exagerado de atividade física, tendo falta de condicionamento físico, atrofia muscular, rigidez e espasmo, postura inadequada.
TRATAMENTO
A principal ferramenta utilizada no tratamento consiste na conscientização e apoio psicológico ao paciente. O repouso deve ser de curta duração, sendo estimulado o retorno precoce às atividades.
Medidas de relaxamento como, massagens, exercícios de alongamento, banhos quentes, hidroterapia e acupuntura, podem ser utilizados, porém sempre devemos estimular o condicionamento físico.

6. Seus pés doem quando você caminha?

Pé dolorido? Sem duvida, esse é um problema que interfere muito em nossa rotina. Qualquer atividade diária torna-se difícil de ser executada. A dor no pé faz com que mudemos toda harmonia da caminhada e cons cansemos mais, como se estivéssemos arrastando uma âncora! Mas vamos conhecer melhor o assunto.

Todo salto alto, independentemente do tamanho ou do formato, muda o modo como a pessoa pisa no chão e se equilibra - quanto maior o salto, menor a superfície de apoio, o que faz com que o peso se concentre nos dedos.
O salto alto provoca uma mudança na musculatura: com o uso constante, os músculos da parte de trás da perna ficam mais curtos e os da frente, mais longos. Para pessoas que já se habituaram ao uso do salto, o desconforto vem na hora de usar um sapato de sola plana, como um tênis.

Para se sentir bem sempre, a melhor receita é intercalar o uso de sapatos de salto alto e de sola plana, assim a musculatura da perna fica em um estágio intermediário.Alguns médicos dizem que andar descalça é a única maneira de evitar dores. "O pé estranha o sapato e precisa se adaptar", Os modelos que mais se adaptam aos pés são aqueles com solado plano (como chinelos ou sandálias).

O sapato ideal seria um susto para os olhos:
· O solado teria que ser superflexível, capaz de acompanhar os movimentos dos pés;
· A ponta deveria ser quadrada;
· O formato acompanharia o do pé.

Os sapatos de salto podem causar problemas como tendinite (inflamação do tendão) na perna e dores musculares. Calçados fechados de borracha e outros materiais sintéticos, como o tênis, facilitam o aparecimento de micoses. “O sapato deve ser arejado e não deve ser usados dois dias seguidos, é preciso deixá-lo fora do armário, se possível no sol. Modelos com bico fino facilitam o aparecimento de unhas encravadas”.
Assim como surge numa rede de cabos elétricos, as dores dos pés se irradiam rapidamente a todas as partes do organismo humano. É sabido que os nervos dos pés são ramificações dos demais; do corpo e das pernas. Por isso, facilmente se compreende que as dores nas panturrilhas (barriga, das pernas) e até das espáduas, são, às vezes, produzidas pela pressão dos nervos dos dedos.
As dores de cabeça, as perturbações digestivas, as dores semelhantes às reumáticas, ou ciáticas, nos pés e nas pernas, a fadiga, a irritabilidade nervosa e outros sofrimentos físicos, muitas vezes são causados pelos pés. Devemos, por isso, tratar de todas as doenças dos pés e evitarmos a influência das mesmas sobre a nossa saúde.

7. Uma perna parece mais curta que a outra?
Sugere uma curvatura lateral da coluna vertebral (ESCOLIOSE).
Para entender o que é escoliose, devemos saber que a coluna vertebral, vista por trás, deve ser "reta". Qualquer desvio para os lados pode configurar uma "escoliose". Um desvio lateral mínimo, causado, por exemplo, por maus hábitos posturais, deve ser caracterizado como uma atitude escoliótica.
ATITUDES ESCOLIÓTICAS são desvios da coluna - somente para os lados - que, com bastante freqüência, podem ser reduzidos totalmente, ou seja, testes de flexibilidade mostram que a coluna é flexível a ponto de retornar sua forma fisiológica. Têm causas que variam de um mau hábito postural a um desequilíbrio momentâneo de crescimento dos membros inferiores, por exemplo.
A Escoliose é um problema comum, que geralmente requer somente observação com exames regulares durante os anos de crescimento do indivíduo. A detecção da Escoliose logo em seu estágio inicial é muito importante para assegurar a não progressão da curva. É relativamente pequeno o número de casos que necessitam de intervenção médica, pois os avanços em técnicas modernas de manipulação tem tornado a Escoliose uma condição altamente controlável.
O conjunto de procedimentos realmente úteis para a correção postural, capaz de atuar sobre a fibra muscular:
- Determinados tipos de massagens (ESPONDILOTERAPIA, SEI-TAI E QUIROPRATICA) e procedimentos de contato capazes de efeitos relaxantes facilitadores da correção do eixo raquidiano durante o tratamento.
- Manobras corretivas de cada componente do desvio.
- Manobras e alongamentos podem ser associados a expirações, de efeito relaxante.

8. Tenho uma curvatura acentuada nas costas que me projeta para frente, o que pode ser?

Sugere uma Cifose.

É aumento da curvatura da região dorsal, ou seja, é o aumento da convexidade posterior no plano sagital, podendo ser flexível ou estrutural. O aumento da curvatura cifótica, promove alterações anatômicas ocasionando o dorso curvo, gibosidade posterior, encurtamento vertebral e pode ocorrer déficit respiratório, por reduzir a capacidade de sustentação da coluna vertebral e também a diminuição da expansibilidade torácica.
Cifose dorsal ou dorso curvo é muito comum em adolescentes e jovens, principalmente naqueles muito magros. Sem a devida orientação, muitos deles acabam fazendo aulas de musculação com conseqüências desagradáveis.
Exercícios com muita carga, principalmente de halterofilismo, podem piorar a curva ou alterar o formato das vértebras. Nesses casos, devem ser proibidos além do halterofilismo, o remo e a ginástica com aparelhos.
O ciclismo e o boxe também são contra-indicados porque exigem posturas próprias que podem piorar o dorso já curvo. A ginástica orientada com pesos leves e a natação são os esportes mais indicados, não se esquecendo da reeducação postural.
Diagnósticos precose e indicações corretas de exercícios, além da terapia especializada, (ESPONDILOTERAPIA, SEI-TAI E QUIROPRAXIA) podem ser fundamentais para o sucesso da correções desses desvios, evitando-se no futuro a prescrição de órteses e até a indicação cirúrgica.

9. Dores no nervo ciático. Por que acontece?
O nervo ciático é uma estrutura constituída da reunião de vários ramos nervosos provenientes da coluna vertebral lombar que, passando pela região glútea, vai se ramificando por todo o membro inferior (coxa, perna e pé). Através do nervo passa a condução de estímulos elétricos que comandam toda essa região. Qualquer motivo que cause alteração da passagem dos estímulos pelo trajeto desses ramos nervosos podem causar alterações de sensibilidade, principalmente a dor.
Com o passar dos anos, os discos intervertebrais perdem a capacidade de absorção de impacto, tornando-se mais facilmente alvo de lesões e causando distúrbios na mecânica da coluna vertebral. Estes distúrbios afetam a distribuição de peso na coluna, o que vai acabar lesando estruturas como as articulações intervertebrais e os ligamentos.
O acometimento dos discos intervertebrais é a causa mais comum da dor ciática que geralmente aparece quando o paciente se inclina, levanta peso ou levanta após estar deitado ou sentado. A herniação do núcleo pulposo, através do tecido anular lacerado, produz uma tumoração intramedular, comprime uma raiz nervosa e causa a dor ciática.
Os exames mais comuns para diagnostico são a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética da coluna. Qualquer uma das duas pode fazer o diagnóstico, mas esta última é mais precisa. Em casos mais duvidosos, outros exames podem ser solicitados pelo seu médico.
Exercite-se se você ainda não tem dor ciática.
Deite-se no chão ou sobre um colchão com a barriga para cima, as pernas flexionadas e as mãos ao lado do corpo.
Inspire e traga uma das pernas próximo ao peito. Abrace-a e solte o ar.
Repita o mesmo movimento com a outra perna.
Agora, faça com as duas. Volte ao início e repita três séries com cada perna. Em cada movimento tente permanecer entre 15 a 30 segundos.

10. Sinto fortes dores nas costas ao acordar, o que fazer?
Pessoas com um grau de stress muito elevado costumam a desenvolver dor lombar sem causa determinada. A dor na região lombar normalmente envolve um espasmo dos grandes músculos de suporte ao longo da coluna. Qualquer lesão nas costas pode produzir espasmos musculares e rigidez.
Outra causa importante de lombalgia é a lesão de ligamentos, fáscia e músculos, comum em quem pratica esportes ou fazem trabalhos pesados.
A lombalgia pode ser causada também por lesões na medula e nas meninges, lesões nos órgãos torácicos, abdominais ou pélvicos.
Falha na mecânica corporal como cifose dorsal, lordose lombar, gravidez e obesidade abdominal, que causam má postura, são responsáveis por grande parte das lombalgias. A grande maioria das pessoas com dor lombar estática possuem hiperlordose.
O que fazer:
O repouso é muito importante para amenizar as dores lombares. Descanse em um colchão firme.
Deite-se de costas com os joelhos elevados ou deitar de lado com seus joelhos dobrados.
Ponha um travesseiro debaixo dos seus joelhos enquanto estiver deitado.
Durma sem travesseiro sob sua cabeça.
Use um aquecedor elétrico em baixa potência (ou uma garrafa com água quente enrolada em uma toalha) por 20 a 30 minutos.
Nessas situações, desfazendo-se a lordose excessiva, a dor alivia ou desaparece.
As terapias manuais que inclui manobras manipulativas tem se mostrado ser capaz de diminuir a dor e melhorar a função do paciente. Com a gama diversa de terapias alternativas disponíveis terapeuta, é importante que este pratique uma terapia baseada em evidências.
Prevenção
Use sapatos adequados com salto baixo;
Coloque-se bem perto do objeto a ser levantado;
Quando em pé, apoie o corpo sobre os pés, que devem ficar afastados por uma distância correspondente à largura dos ombros;
Dobre os joelhos e não as costas;
Mantenha os joelhos flexionados enquanto levanto o objeto;
Ao levantar-se, com o objeto nas mãos, incline o corpo para frente, "encolhendo" a barriga e inclinando o quadril para trás;
Mantenha as costas retas;
Segure o objeto contra o corpo;
Levante-o lentamente;

11. Natação e exercício físico é recomendado para quem tem escoliose?
A natação é um excelente treinamento para o equilíbrio físico e psicológico do organismo humano. Sua prática é sempre uma boa medida para mantermos um corpo saudável. Através dela, desenvolvemos a capacidade respiratória e conseguimos um amplo desenvolvimento muscular para alcançar a boa sustentação corporal. Através do controle respiratório, mantemos o equilíbrio psicológico e a base da condição energética do nosso corpo.
O que é ESCOLIOSE?
É definida como desvio lateral da coluna vertebral no plano frontal. No entanto esta deformidade geralmente ocorre nos três planos. O termo escoliose apenas descreve a característica de uma deformidade, não devendo ser utilizado como diagnóstico de uma doença. Em 80% dos pacientes com escoliose não é possível se determinar o fator causal desta deformidade. Entre as possíveis causas da escoliose podemos relacionar entre outros as anormalidades congênitas, doenças neuromusculares, afecções tumorais e infecciosas da coluna.
Com o estudo dos movimentos corporais verificou-se que a coluna vertebral desempenha importante papel, devido a estratégica localização no centro do corpo. Ao realizar um movimento com o membro superior ou inferior a coluna participa fornecendo estabilidade e magnificação a este movimento.

12. Sinto fortes dores nos braços será que estou com bursite?
O processo de bursite constitui-se numa inflamação da bolsa articular, que é uma estrutura como um "pequeno balão" que se localiza próximo às mais diversas articulações do corpo. Nas grandes articulações temos a bolsa pré-patelar, que se localiza no joelho, a bolsa trocantérica na região do quadril, a bolsa olecraniana no cotovelo, a bolsa sub-acromial nos ombros, etc. A função da bolsa articular é facilitar o deslizamento das estruturas ósseas durante o movimento, reduzindo seu atrito. Quando alguma agressão atinge as mesmas, desencadeia-se um processo inflamatório interno, que aumenta o volume da bolsa com o conteúdo fluído tipo sinovial em seu interior, desencadeando, assim, o processo de bursite.
A mais comum é a inflamação do ombro: bursite do ombro. A bursite pode tornar-se mais dolorosa, conforme o problema se agrava. A dor é sentida sempre no mesmo lugar, toda vez que a bolsa é contraída numa posição que a irrite.
Como os outros tipos de lesões por esforço repetitivo, a bursite responde muito bem ao tratamento com acupuntura. Na grande maioria dos casos em alguns meses o paciente esta livre do sofrimento que é estar privado de ter seus movimentos.

13. Como a acupuntura poderia ajudar a emagrecer?
O paciente tem de querer emagrecer, mudar os hábitos alimentares e fazer exercícios. O que a acupuntura faz é ajudar no equilíbrio do metabolismo, estimulando a mudança de conduta alimentar. Seu principal mérito é diminuir a ansiedade, regulando a produção de neurotransmissores no cérebro.

14. Existe algum risco de infecção, no tratamento agulhas?
Para evitar infecções, o ideal é usar materiais descartáveis ou, ao menos, cada paciente ter seu próprio estojo de agulhas. Dessa maneira não haveria risco algum.

15. Tenho problemas com minha digestão. Será que a reflexologia me ajudaria?


A Reflexologia Podal é uma terapia que compreende o tratamento indireto para diversos males do organismo humano; distúrbio de funcionamento ou ainda, algumas patologias nos sistema nervoso, endócrino, digestivo, sensorial, cardiovascular, linfático, respiratório, tegumentar, ósseo, muscular, urinário e reprodutor. O tratamento de todo o corpo é feito através de determinados pontos em áreas precisas, relacionadas a regiões particulares do corpo e chamadas "zonas reflexas".

Aplicando pressão ou calor nos terminais nervosos dos pés, ocorre um estímulo reflexo de um órgão de um dos sistemas do corpo no Sistema Nervoso Central (SNC), que imediatamente inicia uma gama de atividades internas verificando o estado e o funcionamento do órgão que está sendo estimulado. O SNC passa a dar uma atenção extra a este órgão ou sistema, ativando ou diminuindo a atividade atual do mesmo. De acordo com o grau de desconforto, maior ou menor, experimentado nas zonas pressionadas, é possível saber que partes correspondentes do corpo registram maior ou menor desequilíbrio funcional e energético.
SISTEMA DIGESTIVO
O Sistema Digestivo é complexo; suas atividades resumem-se em: mastigar, ingerir, processar, absorver os nutrientes dos alimentos, eliminar o excesso ingerido e os excrementos químicos (toxinas) perniciosos ao organismo.
O bom funcionamento deste sistema é de vital importância na cura de muitas enfermidades que sofremos.
A Reflexologia é eficaz no combate a alguns males relacionados ao sistema digestivo:
Úlcera - Gastrite - AziaPrisão de ventre - Má digestãoHepatite - Icterícia - Gordura no fígadoPedra na vesículaEnxaqueca - Tontura - Insônia - SinusiteArtrite - Gota - Hérnia-de-hiato Diarréias - Hemorróidas - Distúrbios anaisA síndrome do cólon irritável e a Colite Ulcerosa ocorrem em pessoas estressadas.

16. O que é a Terapia Holística?
TERAPIA HOLÍSTICA (Terapia = do grego Terapeûos: harmonizar, equilibrar; Holística = do grego holus: totalidade).
A Terapia Holística é um sistema avançado de terapias integradas e progressivas com método personalizado, que trabalha com uma somatória de técnicas milenares e modernas de altíssima vibração energética, que pode ser utilizada para tratamentos bastante profundos.
Este procedimento terapêutico visa compreender profundamente o indivíduo como um todo, tendo como foco: o Corpo, a Mente e o Espírito, em toda sua forma de atuação e maneira de viver. Ajudando você a liberar sua energia vital e canalizá-la de maneira correta, respeitando seu ritmo de vida (biorítmo).
Assim você pode atingir os níveis necessários de estrutura mental e física, responsáveis pela sua saúde, através da qualidade de vida que passará a levar. Assim, entrando em harmonia física, psíquica e espiritual, conseguindo obter disciplinadamente resultados satisfatórios, sabendo de seus valores e fortalecidos por eles, atingindo suas nossas metas!
Temos um corpo energético que mantém vivo nosso corpo físico, logo, se mantivermos nossa energia em equilíbrio, viveremos cada vez melhor e nossa vida será repleta de experiências positivas, auxiliando na sua evolução pessoal. Resumindo, você aprenderá viver, e fazer tudo o que faz, de maneira sempre positiva, e é claro, colhendo resultados positivos! Viver sua vida, com uma nova dimensão de consciência criando padrões de qualidade que vão atingir todas as áreas de sua vida.

Nenhum comentário: